quinta-feira, 29 de setembro de 2011

É para RiR mesmo!

Quem entendeu a configuração do verbo "rir", sabe do que falo.

O que vem a ser esse festival de música que está rolando lá no Rio de Janeiro? Rock in Rio? Da sigla que alguns órgãos de imprensa (e também usuários no Twitter) utilizam como "RiR"? Credo. Isso me faz lembrar de um bordão que adoro repetir: faz-me rir! Porque, na verdade, é de chorar.
E eu que pensava, inocentemente, dez anos atrás, que esse festival havia quebrado todos os recordes de atrações ruins, péssimas ou foras de contexto. Ledo engano. Primeiro porque os geniais organizadores tiveram a pachorra de utilizar a "grife Rock in Rio" a fim de levar o festival para o exterior – vide as edições do Rock in Rio Madri e Rock in Rio Lisboa; daqui a pouco será Rock in Rio Varsóvia, Rock in Rio Sarajevo, Rock in Rio Vladivostok...; segundo porque, ao utilizar a marca para os gringos, acabou com o "conceito" do evento (se é que teve conceito algum dia).
Em 2001 vieram petardos da música como Five, Britney Spears, Carlinhos Brown e outros que nem me lembro mais (ainda bem). Dez anos depois, com o público ansiosíssimo por uma nova edição da bagaça, eis o anúncio dos artistas presentes: Rihanna, Shakira, Claudia Leitte, NX Zero, Guns 'n' Roses (cachorro morto), entre outras coisinhas... Socorro! Nem os ditos "rock" se salvam, exceto pelo Motörhead (imutável, porém certeiro, sempre) e System of a Down. Não elenco o Metallica porque ele me dá sono hoje em dia.
A grata surpresa que tive dessa turma foi de sábado passado (24), no show do Snow Patrol. Achava-os bem  sem gracinha nos clipes e áudios, mas me surpreenderam ao vivo. Como estava sem sono, resolvi assistir ao começo da apresentação dos Chili Peppers. Estava mega apreensiva, pois, na última edição por aqui, achei uma droga. Nem a famosa "cozinha" salvou. Normalmente eles não são lá aquelas coisas ao vivo. Desta vez, a "cozinha" cozinhou, e muito bem; e constatei mais uma vez que o Anthony Kiedis é fraquinho fora do estúdio.
Como o evento ainda não acabou, aguardarei "ansiosamente" os próximos shows que acontecerão. Depois eu digo o que achei, ou não. Mas creio que as próximas edições em Varsóvia ou Vladivostok serão muito mais rock and roll, animadas e supercontextualizadas (#nãomesmo). Aham, "faz-me RiR"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário